Existem momentos nos quais os rins não conseguem mais suprir as necessidades metabólicas do corpo ou ajustar de maneira adequada o volume de líquido corporal e substâncias envolvidas na geração de energia do corpo ou funcionamento das células. Esses quadros podem ser caracterizados de maneira aguda (insuficiência renal aguda) ou crônica (doença renal crônica).
No geral, os distúrbios causados pela falência renal ocorrem quando os rins reduzem sua função a níveis menores que 10ml/min. Entenda que um rim normal funciona entre 90-120ml/min. Isso significa que este rim tem um ritmo de filtração de cerca de 100ml/min. Ao cair abaixo de 10ml/min, estamos falando de uma perda >90% da função renal. Para ficar mais fácil o entendimento, imagine que você possui 10 funcionários, porém aconteceu uma catástrofe e agora você tem apenas 1 funcionário para manter o mesmo nível de trabalho que os 10 que estavam disponíveis anteriormente: é impossível! Este único funcionário ficará sobrecarregado, não dará conta do trabalho e acabará entrando em exaustão!
Com este raciocínio, para auxiliar na continuidade dos trabalhos que eram realizados pelo rim, iniciamos um tratamento que envolve muitos mitos e é temido por muitos: a diálise.
Diálise é a troca de substâncias através de uma membrana, a qual permite a passagem de resíduos e excesso de líquido do sangue para uma solução chamada de dialisato, a qual é descartada durante o procedimento, permitindo que o sangue volte purificado para a corrente sanguínea. É um processo complexo, que pode ser realizado de duas maneiras: Hemodiálise e Diálise Peritoneal.
A diálise é um procedimento fundamental para a manutenção da vida de pessoas com doença renal avançada e a escolha de qual método é o melhor para o paciente depende de características sociais e de saúde, cabendo portanto ao médico nefrologista orientar de maneira individualizada a terapêutica ideal.
Vamos desenvolver mais assuntos específicos de diálise na sessão Blog.
Cadastre-se em nosso site e agende sua consulta hoje mesmo.
Conexão de catéter para início de diálise peritoneal em domicílio.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.